quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Eterna Dúvida

Voltando ao eterno assunto PT vs PSDB, saiu uma nota do PT, assinada pelo Berzonini, onde lemos
"Torcemos para que o PSDB se encontre e produza um programa de governo, para que possamos ter um debate de alto nível neste ano eleitoral. O PT e seus aliados temos o que mostrar e propor aos brasileiros. Esperamos que a oposição não se esconda, nem se acovarde de defender a herança de FHC, da privatização, desemprego e paralisia nacional."
Eu tenho duas hipóteses. A primeira é que a cúpula do PT realmente acredita nisso. Nesse caso, os membros do partido seriam incapazes de enxergar que as reformas feitas no governo do Fernando Henrique foram essenciais para que esses últimos anos tenham sido de sucesso. Inclusive com a manutenção da política macroeonômica por parte do próprio PT (política que jamais seria implementada por iniciativa dos petistas).

A segunda é que a cúpula do PT não acredita nisso, mas sabe que muitas pessoas são ignorantes e vão acreditar em qualquer besteira. Nesse caso, os membros do partido teriam mais interesse no poder do que na honestidade. Pior ainda, tem mais interesse no poder do que no bem estar das pessoas. É exatamente a mesma estratégia do Collor, dizendo que o Lula confiscaria o dinheiro das pessoas.

Eu acho que as duas hipóteses são mais ou menos válidas. E eu sei que existem muitos petistas por aí. E eu acho que se o PSDB não tivesse esses mesmos dois defeitos (burrice extrema e sede cega por poder), esses petistas em um momento ou outro deixariam o PT de lado. Eu queria abrir o debate para fatos que me mostrem esses defeitos no PSDB.

3 comentários:

Anônimo disse...

"Nesse caso, os membros do partido teriam mais interesse no poder do que na honestidade"

A freira chegou na zona. Ou não sabe do q se trata, ou quer tirar uma casquinha...

Guilherme Lichand disse...

Do blog do Josias de Souza (http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/arch2010-01-01_2010-01-31.html#2010_01-22_04_50_34-10045644-27):

"Fez referência à entrevista que o grão-tucano concedera à revista Veja, na qual dissera que o PAC, por fantasioso, será extinto caso o PSDB prevaleça na sucessão.

Na fala aos ministros, Lula comparou o PSDB de hoje ao PT de 1994, ano em que, na cadeira de ministro da Fazenda de Itamar Franco, FHC lançou o Plano Real.

Disse que, há 16 anos, o PT se opôs ao Real sem se dar conta da importância do plano, cuja consistência guindaria FHC ao Planalto.

Agora, disse Lula, o tucanato incorre em equívoco análogo. Sem projeto, opõe-se ao PAC, um programa que, a seu juízo, está “mudando a cara do país”."

Guilherme Lichand disse...

grão-tucano [Sérgio Guerra]