segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Commanding Heights

Hoje saiu o resultado de uma pesquisa encomendada pela BBC sobre a percepção das pessoas em 29 países sobre o capitalismo (relatório em pdf aqui). Quem lê o espectro já imagina o resultado: a América Latina causou espanto. Segundo reportagem em "O Globo", os pesquisadores classificaram como impresionante o resultado da pesquisa no Brasil: "87% dos entrevistados defenderam que o governo tenha um maior papel regulando os negócios no país, enquanto 89% defenderam que o Estado seja mais ativo promovendo a distribuição de riquezas."

Os Estados Unidos são um dos destaques "população pró-capitalismo" do carnaval, mas o que me surpreendeu mais foi a Alemanha. Comparando com a França, eles são quase uma Margaret Thatcher.

Uma visão pessoal muito interessante sobre a economia política da visão política da população é a do Luigi Zingales. Esse texto dele foi citado pelo Armínio Fraga numa entrevista recente ao Valor. É ainda mais interessante para nós porque ele tem como exemplo negativo a Itália, que é bem próximo da nossa realidade aqui.

2 comentários:

Tiago Caruso disse...

Tinha pensado em escrever um post sobre isso
Triste a pesquisa, mostra como nossa mentalidade é atrasada.

Diego disse...

O povo brasileiro é engraçado. Vive reclamando dos políticos. Eles roubam, não trabalham, vivem negociando o dinheiro público, etc. Mas quando perguntados: "Você quer dar mais ou menos dinheiro pros Políticos roubarem?" 87% reponde: Mais, lógico! O governo tem que ajudar o povo.