segunda-feira, 7 de julho de 2008

Link data to design

Essa apresentação me foi passada há pouco mais de um ano pelo Rogério Werneck. Eu, particularmente a acho muito boa.

http://www.youtube.com/watch?v=RUwS1uAdUcI

Há dois pontos muito interessantes nessa apresentação.

o primeiro serve como uma introdução sobre as mudanças que ocorreram nos últimos anos. Infelizmente ainda encontramos no Brasil muitas pessoas, bem educadas, que não têm idéia das das transformações no mundo, espcialmente a partir da década de 80 e ainda se referem ao mundo como países pobres e ricos, ou primeiro mundo e terceiro mundo. Aparentemente isso se passa na Suécia também, então não dá para culpar a nossa falta de conhecimento do resto do globo ou isolamento cultural.

Segundo para aqueles que já conhecem essas transformações, fica um apelo pela clareza nos dados. Acredito que esse era o propósito da apresentação. Dados mais interessantes elevam o nível do debate. Acho que o apelo não deve ficar só nas estatísticas. Economistas deveriam se esforçar mais para se comunicar melhor, falando e escrevendo melhor (reconheço que eu estou longe de falar bem) e tornar nossas descobertas mais acessíveis.

Por último vale dar uma olhada no gráfico em que ele compara Brasil com Coréia do Sul. Reparem como o Brasil estava distante da relação padrão entre riqueza e saúde. É bem comum encontrarmos economistas heterodoxos que dizem que essa geração não viu o Brasil crescer. É verdade. Mas essa geração viu o Brasil aumentar sua expectativa de vida, viu o Brasil diminuir drasticamente a mortalidade infantil, viu o Brasil reduzir a taxa de analfabetismo, viu o Brasil colocar mais de 95% da crianças na escola, viu a desigualdade social no Brasil cair, enquanto na deles só aumentou. Não está claro se estávamos melhor antes.

Quem quiser brincar com o software
http://www.gapminder.org/

Vale sempre a pena olhar o que acontece no TED, é bem interessante.
Abs

Nenhum comentário: