sábado, 20 de dezembro de 2008

"Reinventando a economia": TOP 10

A prova do concurso do IPEA vem sendo uniformemente malhada por economistas de todas as vertentes teóricas. Os caras conseguiram fazer um tratado sobre como ser um lunático que ignora a realidade. Seguindo sugestões, abaixo seguem as TOP 10 questões:


1. "O sistema de proteção social brasileiro prevalecente até os anos 80 era caracterizado por ser meritocrático" (Certa)




2. "A desigualdade é concebida como problemática não somente pelas elites, mas também por economistas de várias escolas de formação, que buscam explicações para a estabilidade dos índices de pobreza no Brasil" (Certa)




3. "A gestão de pessoas tem sido forte aliada no desentrave dos processos morosos e engessados da burocracias de toda ordem". (Errada)




4. "De acordo com a teoria convencional, que se apóia na hipótese de mercados eficientes , a expansão dos fluxos de capitais para os países em desenvolvimento culmina em severas crises internacionais, em razão dos desequilíbrios macroeconômicos ou institucionais dos países receptores" (Certa)




5. "A articulação entre o setor público estatal e o setor privado prestador de serviços na área social vem de longa data e varia conforme o setor. Assim, na área da saúde, prevalece o setor privado lucrativo sobre o filantrópico, enquanto na assistência social prevalecem as organizações não governamentais sem fins lucrativos e o setor privado filantrópico sobre o setor privado lucrativo, o que demanda do Estado distintos esforços de controle e regulação dessas entidades. A delegação da execução desses serviços para o setor privado é denominada privatização do Estado, que resulta no favorecimento do mercado ou de interesses particulares em detrimento do interesse público." (Certa)





6. "A partir da Constituição de 1988, com a institucionalidade da concepção da seguridade social, passou-se a ter, no Brasil, a possibilidade de se romper com a tradição histórica de tratar a questão da pobreza no horizonte da cidadania." ????





7. "O legado dos movimentos sociais, revigorados na luta contra a ditadura militar, foi a construção de um formidável sistema de proteção social no Brasil, conquistado na contramão do pensamento neoliberal hegemônico e do movimento em direção ao Estado Mínimo a que foram submetidos, via de regra, os países subdesenvolvidos, incluindo os da América Latina." (Certa)





8. " O padrão corporativista brasileiro caracterizou-se pela exclusão dos trabalhadores das arenas decisórias governamentais, ao mesmo tempo em que os interesses empresariais garantiram sua representação no aparelho estatal." (Certa)





9. "A especulação financeira vislumbra como luz no fim do túnel o brilho do tesouro nacional" (Certa)




10. "Para os economistas clássicos (de Smith a Marx) o trabalho é a fonte de valor, ou seja, a faculdade que as mercadorias tem na troca de comandarem trabalho alheio. Para Marx, contudo, o valor não é uma qualidade social dos bens, mas algo indiferente e exterior a própria mercadoria." ????

10 comentários:

Anônimo disse...

Eu fiz a prova de macro. A pergunta sobre Marx a foi o fim da picada, mas se eu tivesse feito prova em outra área acho que nem me daria ao trabalho de fazer a prova escrita a tarde.

Tenho um certa vergonha de admitir que fui bem na prova de macro, se eu passo no concurso vão dizer que sou heterodoxo! rs! Mas, se eu passar para a próxima fase não sei se vale a pena fazer a prova oral.

Anônimo disse...

Se preciso minta na prova oral, eh importante que voce entre no IPEA, tomando a vaga de algum aparatchik vagabundo.

Lembre-se o IPEA nao vai ser presidido por um retardado para sempre. Faltam soh 2 anos para 2010.

Tiago Caruso disse...

Anônimo,

estou em situação bem parecida, só que o meu nome está escrito aqui e em todos os posts reclamando da nova presidência.

Abs

Anônimo disse...

Boa sorte, se alguem lhe ameacar ou fizer algum comentario pouco gracioso, voce nao deve se intimidar. Essa corja nao vai ficar para sempre, e mesmo que fique, voce sendo aluno da PUC tem o outside option. Ao inves de ir para o IPEA, pode acabar como mais um miseravel sofrendo no Federal Reserve, Itau ou Barclays.

Anônimo disse...

A "prova" oral vai ser em Brasília?

Rafael Teixeira de Carvalho disse...

Pra mim foi ridículo ver essa prova que so fica enchendo lingüiça. Economista tem de ser simplista, fácil de se compreender para poder conversar com alguém que seja leigo, e não ficar floreando, como advogados fazem, para falar bonito mas acabar não falando nada.

Anônimo disse...

Falar dificil eh o refugio do charlatao.

Unknown disse...

Realmente inacreditáveis essas questões, inacreditáveis.

Ricardo Agostini Martini disse...

Essa questão do Marx marquei verdadeira. Pelo que me lembro de HPE 1 da graduação, para o Marx o valor da mercadoria é igual ao tempo de trabalho socialmente necessário para produzi-la. Então, o valor deve ser exterior a própria mercadoria.

No mais, achei a prova de macro simplista, mas, felizmente, sem questões com juizo de valor. Era só ligar os autores as suas teorias resumidas em uma frase.

Anônimo disse...

A minha impressão é que, para além do problema ideológico, tem várias questões com gabarito obviamente errado.

A propósito, só por curiosidade, a do Marx no gabarito está certa ou errada? Eu fiz em outra área.