terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Internet 2.0

Estava lendo a Folha Online quando achei essa pérola:

Maria Inês Dolci: Consumidor deve rejeitar produtos de empresas que demitem

Entrei para ver do que se tratava e encontrei mais esta pérola, no post logo abaixo (se trata de um blog):

"Quando a Selic sobe o reflexo nos financiamentos para o consumidor é imediato, mas quando recua as alegações são diversas para tudo continuar nas alturas com os mais elevados juros do Planeta!"

Aí entrei nos comentários para ver o coro "Morte aos Banqueiros", mas para a minha surpresa, encontrei isto (por algum motivo os comentários de ambos os posts estavam juntos):

"Sua idiota se boicotar quem demite, eles vão vender menos e demitir mais ainda.....que idéia de "jênio" essa sua hein?"

"Os juros são altos porque: 1) A inadimplência é altíssima; 2) Não há punição para os inadimplentes e é muito difícil ao banco reaver o que foi emprestado, seja em dinheiro ou um bem, as leis beneficiam o infrator. Sendo assim, resta aos bancos cobrarem altos juros e o honesto acaba pagando pelo desonesto. Por outro lado, ouvi seu comentário na Folha de que devemos evitar de consumir produtos de empresas que demitem. Discordo. Devo evitar empresas que me fornecem maus produtos. Empresa não é uma ação entre amigos. É para servir à população com bons produtos e serviços da forma mais eficiente e barata possível. Olhando pelo outro lado, seria o mesmo que pedir para evitar ter amigos pessoas que se demitem ("sacaneando" a empresa) ou pedem aumento nos empregos ("tirando" recursos que poderiam permitir contratar mais gente ou dar aumento para os mais pobres)... Esse negócio bem brasileiro de ver empresas como "bandidos", "malvados" só nos leva ao atraso."

"Só quem não conhece a realidade de um empresa para vir com esta idéia de boicotar os empresários que demitem. Assim como empregam, tem o direito de desempregar também. Ou a senhora prefere que fechem a empresa e deixe os demais desempregados. Ninguem demite porque gosta, mesmo porque é muito difícil conseguir mão de obra de qualidade neste país. Então quem tem empregados experientes e capacitados só vai demití-los em último caso. Pense a respeito."

"Bancos cobram juros altos, que são pagos por aqueles que QUEREM PAGAR. Não há em nosso país a cultura da poupança, de ganhar primeiro e gastar depois. Todos querem gastar primeiro e ganhar depois. Vejo as coisas de forma simples: há dois tipos de pessoas, aquelas que gostam de pagar juros, e que nunca atingem uma situação financeira confortável, e aqueles que, mais organizados, preferem ganhar juros.Acho ganhar juros bem mais interessante que pagar, embora a maior parte dos brasileiros pense diferente."

O que mostra que esse negócio de conteúdo colabrativo pode mesmo melhorar a qualidade da informação...

7 comentários:

Tiago Caruso disse...

Em um post um pouco abaixo deste, a "jênia" escreveu:

"É bem como o leitor Osmir Dombrowski observou hoje no Painel do Leitor da Folha de S. Paulo sobre a estranha matemática dos bancos. "Os jornais anunciam um redução de 1 ponto percentual na Selic, mas informam que essa redução terá impacto de 0,08 ponto percentual nos juros efetivamente cobrados aos consumidores. Mantida essa proporção, se o Copom reduzisse a Selic em 12 pontos (praticamente zerando-a), ainda assim a redução ao consumidor não chegaria a 1 ponto... ... Será que a Febraban consegue explicar essa matemática, ou é ela que explica a propalada "saúde" do sistema financeiro?" , diz o leitor."



Simples: funções não lineares.

Anônimo disse...

viajou cara......

selic/cdi eh o custo de captação dos Bancos. se a selic cai 1 p.p., os juros ao consumidor deveriam cair na mesma medida, descontados os impostos, o que com certeza seria mais do que 0,08 p.p.

Tiago Caruso disse...

função não linear é para explicar porque a conta que ela fez está errada.

Além disso, oferta é diferente de demanda e o mercado bancário está longe de ser competitivo.

Anônimo disse...

Eu acho que essa conta esta bem errada. O spread eh funcao crescente do nivel da SELIC. Ergo, uma queda de 1% na SELIC deve gerar uma queda mais que proporcional nas taxas cobradas pelos bancos. Alguem esta a fim de olhar nos dados, por favor?

"O"

Anônimo disse...

Conforme estudos do Bacen, o spread é, grosso modo, a soma da inadimplência, dos tributos e do lucro dos Bancos

de julho pata dezembro, o spread subiu 5 p.p. enquanto a inadimplência subiu apenas 0,4 p.p.
(Folha de S.P. de 28/01/2009)

como a tributação não se alterou nesse período, a única variável que pode ter aumentado junto com o spread é a margem de lucro dos Bancos.

Obs: A partir de abril houve um aumento na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido dos bancos. Seria possível que os bancos tenham demorado a mensurar o impacto desse aumento sobre sua rentabilidade atrasando, com isso, o repasse para custo do crédito?

Anônimo disse...

Hey, vocês ficaram aí discutindo e perderam a tréplica da dona "jênia":

RESPOSTA:
O consumidor não conhece a força que tem e ao contrário do que acha não avalio como idiotice. É forçar o empresário a rever sua postura de só focar nos lucros estratosféricos.

Ela parece estar decidida a encampar a campanha. Alguém aí ajuda ela fazer uma bandeirola... eheheh

Anônimo disse...

Poxa vida, essa mulher eh jumentica.