domingo, 31 de janeiro de 2010

Último Post

Companheiros e Companheiras,

Felizmente minha vida de estudante está chegando ao fim. Eu sempre esperei gerar valor pra sociedade o suficiente para entregar de volta o investimento feito em mim. Nunca como caridade, sempre trabalhando sério.

Infelizmente, existe uma externalidade negativa para mim, que é a falta de tempo para dedicar ao blog. Agradeço mesmo aos comentaristas, mesmo que muitas vezes o tom da discussão fosse mais agressivo do que eu gostaria. Mas acho que isso acaba sendo um problema da internet em geral, e não só do Espectro.

Pretendo continuar comentando, e, eventualmente, contribuindo com posts convidados.

8 comentários:

Anônimo disse...

Acompanhei o blog desde o início. Sempre gostei muito. Abraços a vocês todos e boa sorte...

Zamba

Anônimo disse...

Seria legal para os que acompanham o blog saber o que cada um vai fazer na sequencia de suas carreiras, pois o espectro vai deixar de ser um blog de mestrandos e passar a ser de doutorandos ou de pessoas no mercado findanceiro, consultoria e etc.
Abs

Tiago Caruso disse...

anônimo,

cada um deve seguir seu próprio caminho. Eu estou aplicando para o Phd nos EUA. Os resultados começam a sair dia 15 de março. Portanto, devo continuar nesse vida improdutiva por mais 5 anos.

abs

Anônimo disse...

Prezados,
este comentário nada tem a ver com o assunto do blog, na verdade é um pedido de ajuda.
Gostaria de saber como faço para converter 1 conto de réis para valores em reais, de hoje.
É possível fazer esta conversão, haja visto que ao longo de todo esse tempo houve perdas devido a inflação.
Se puderem me ajudar me enviem o que devo fazer ou um exemplo de cálculo. Meu e-mail é rachelamcosta@hotmail.com

Anônimo disse...

Vai tentar onde tiago?

Tiago Caruso disse...

Eu sou uma meretriz acadêmica, estou aplicando para 25 universidades nos EUA e UK, onde me aceitarem eu vou. 15 de março começam a sair os resultados.

Abs

Anônimo disse...

Rachel,

Essa conversão não é muito complicada. Primeiro é preciso converter os contos de réis em reais.

1000 réis foram convertidos em 1 cruzeiro
1000 cruzeiros foram convertidos em 1 cruzeiro novo
1 Cruzeiro novo volta a ser 1 Cruzeiro
1000 Cruzeiros foram convertidos em 1 Cruzado
1000 Cruzados => 1 Cruzado Novo
1 Cruzado Novo => 1 Cruzeiro
1000 Cruzeiros => 1 Cruzeiro Real
2750 Cruzeiros Reais => 1 Real

Assim 1 conto de réis (1000000 de réis) são 1000 cruzeiros, que por sua vez são 1 cruzeiro novo. Mas, que equivalem a 0,001 cruzados, que são 0,000001 Cruzados Novos, ou seja, 0,000000001 Cruzeiros Reais. Que em Reais são (1/(1000000000*2750)) = 0,000000000000363636

Agora, deve-se definir:

1) Qual o índice de preços a ser usado
2) Data de referência.

Essa escolhas dependem do que você está interessada em analisar.

O único índice de preços que eu conheço que retroage até a época dos Réis é o IPC calculado pela FIPE. A série começa em 1939 se eu não me engano.

Os dados podem ser encontrados em http://www.portalbrasil.net/ipc.htm e http://www.portalbrasil.net/ipc_seriehistorica.htm .

A conta que tem que ser feita é 0,000000000000363636*(1+ipc_ano inicial)*...*(1+ipc_2009). Isso trará o equivalente a 1 conto de Réis em Reais na data inicial para os valores do final de 2009.

Ex. Se quero saber na data em que mudou o padrão de conto de réis para cruzeiros, novembro de 1942, então faço

0,000000000000363636*(1+ipc_1942_novembro)*(1+ipc_1942_dezembro)*(1+ipc_1943)*(1+ipc_1944)*...*(1+ipc_2009).

Lembre-se que o produto das inflações dentro do mês são iguais a inflação no ano, assim procure na tabela simplificada no link (http://www.portalbrasil.net/ipc.htm ) a coluna de acumulado no ano.

Anônimo disse...

Acho que deve dar uns 819,1 reais... é dinheiro ein...